Tuesday, October 9, 2012

PdC: Pesquisa e painel de Tendências.


Oi! Voltamos com a continuação de posts sobre Planejamento de Coleções. Posts voltados para quem cursa moda ou, quem sabe, queira cursar em um futuro próximo. Nosso primeiro post foi sobre Público Alvo, algum lindo ainda lembra?


No post de hoje vamos entender um pouco mais sobre coleções e o próximo passo para o processo de criação.
"Coleção de moda é a reunião de peças que combinem entre si, que possuam harmonia do ponto de vista estético e comercial." Ou seja, a dita cuja coleção deve conter: identidade da marca, perfil do público alvo, cores, tendência, informação de moda... etc. Essa mesma coleção é dividade em 3 linhas que darão forma as famílias. Essas linhas são:
Básicas: Confere 10% da coleção e são peças que sempre estão nas coleções.
Tendência: Confere 70% da coleção e são peças que sejam desejo, que estejam no "gosto" das pessoas.
Vanguarda: Confere 20% da coleção e são peças com informação de moda. Geralmente usadas nas campanhas e editorias. Aquelas peças que quando olhamos, já fazemos cara que: WTF?

As famílias são peças que contenham os mesmo cortes, cores, informação e que são diluídas conforme o desfile.

Desfile Ellus Verão 2013 - Exemplo de família.
Toda essa separação já é feita na hora da criação. E quais os próximos passos?
Vamos para a pesquisa de tendências e consequentemente o painel delas.
A pesquisa é feita, em média, dois anos antes da coleção ser executada. Vish! Cores e tecidos também já são estudados para uma futura coleção. Reza a lenda que as cores que marcam uma temporada são aquelas que "sobraram" das fábricas que as produzem. No popular seria mais ou menos assim: sobrou o vermelho negrada, ninguém quis ele. Vamo tascar na galera próxima temporada pra que a gente não tenha desperdício nem perca de dinheiro!!!
Voltando para a pesquisa de tendências, é ela que vai fazer 70% da coleção. São estudados caimentos, tecidos, cores, formas... Tudo que irá se tornar desejo em um determinado tempo. Esse estudo é feito bem antes da coleção ser colocada no papel, na forma de croqui.


Logo após, com todos os dados necessários feitos na pesquisa de mercado, podemos construir a coleção. Já passamos pelo público alvo, agora vamos para o painel de tendências. Nele deve conter tudo que irá dar rumo a coleção. Caimentos, formas, texturas, cores... Melhor que esse painel não seja feito com fotos de lookbooks ou de desfiles ok? =^.^=
Agora já está ficando mais fácil de caminhar né?
Vamo que o desfile nos espera!

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